PROJETO PLANTE O2




10 PEQUENAS RAZÕES PARA VOCÊ PLANTAR ÁRVORES E SER ECOLOGICAMENTE CORRETO




RECICLAGEM












PROJETO PLANTE O2




Olá visitante! Bem-vindo a um fantástico mundo. Vamos fazer um pequeno passeio para conhecer um pouco mais sobre este mundo verde que nos cerca.

Veja a sua volta. Você sabia que as árvores tem nomes? Tem nomes populares, científicos, famílias... passamos todos os dias por eles e não conhecemos sua vital importância . Nós, seres humanos desde que viemos ao mundo não damos a devida importância aos bens naturais que herdamos.Nunca é tarde para aprendermos, pois a conscientização ecológica começa quando conhecemos um pouco mais daquilo que desconhecíamos. Crescemos e vivemos num mundo consumista, regido pelas leis de interesse econômico. Infelizmente, cada vez mais, o Homem, vem, criando ambientes artificiais, transformando, devastando, poluindo e modificando o clima e desequilibrando o ciclo da natureza. Tiramos da natureza mais do que ela pode nos oferecer. Poderíamos, cada um de nós, deixar um pouco mais enquanto desfrutamos deste planeta?

O Projeto Plante O2 surgiu com o objetivo à conscientização ecológica e busca contribuir para incrementar o plantio de árvores. No presente, o número de árvores cortadas é muito maior que o de árvores plantadas. Os cortes de árvores aumentam a erosão e diminuem o oxigênio da atmosfera. O oxigênio é reposto na atmosfera pelas árvores, através da fotossíntese. Os recursos naturais renováveis incluem o ar, a água, o solo, as plantas e os animais. Para conservar a natureza o homem precisa preservar os diferentes tipos de habitat, só assim estará preservando todas as espécies. Plantando árvores, podemos ajudar a melhorar a relação do homem com a natureza para a conservação da vida.
Faça sua parte. Plante árvores!


topo



10 PEQUENAS RAZÕES PARA VOCÊ PLANTAR ÁRVORES E SER ECOLOGICAMENTE CORRETO

1. Plante árvores. Mesmo que seja uma só. No quintal, no jardim, na calçada de sua moradia, sua escola, seu local de trabalho. Deixa tudo mais belo e aconchegante, sem precisar gastar muito.

2. Plante árvores. Um ótimo ar-condicionado natural, que regula a temperatura e o clima de nosso meio-ambiente.

3. Plante árvores: Protetor natural. Ela nos traz sombra e água fresca e ainda protege nosso lar contra os ventos e a poeira e, principalmente contra a poluição sonora.

4. Plante árvores e economize as fontes de energia (eletricidade, água, combustível, etc.) polua menos e evite desperdícios.

5. Plante árvores e adquira produtos biodegradáveis e que não agridam a natureza.

6. Plante árvores e consuma menos descartáveis. Produza menos lixo. Utilize menos sacolas plásticas. Leve uma sacola de pano para as suas compras.

7. Plante árvores e recicle o lixo. Separe o seu lixo doméstico em: orgânico, papel, plástico, metal, vidro, etc. Jogue o lixo no lixo.

8. Plante árvores e proteja os animais. Plantando árvores você ajuda a conservar o habitat natural que serve de abrigo e alimento, principalmente para os animais silvestres que vivem perto de sua casa.

9. Plante árvores e respeite a natureza, como fazem os povos indígenas.

10. Plante árvores e colabore sempre na conservação dos bens que a natureza oferece.
“Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma” (Lavoisier).
Faça sua parte. Plante árvores!!!


topo



RECICLAGEM - LIXO DOMÉSTICO/ZONA RURAL


Você sabia? Mesmo morando na zona rural, na nossa vida moderna, utilizamos muitas embalagens que jogamos fora. Embalagens de alimentos, vestuário, em casa, na escola, no trabalho, etc. Cada um de nós, gera mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias...

Tudo isso vai se acumulando em algum lugar por milhares de anos e não se desfaz facilmente, pois a natureza não é capaz de absorver tudo isso. A maioria do lixo pode ser reciclado (reaproveitado), diminuindo a poluição e poupando os recursos naturais (solo, água, ar). Podemos separar o nosso lixo de cada dia em:

A) MATERIAL ORGÂNICO (aquela que decompõe na terra)

Faça um buraco, no quintal, num canto afastado de sua casa e faça uma compostagem que serve de adubo para suas plantinhas.

Pode: Restos de alimentos, cascas de verduras e frutas, casca de ovos, borra de café (pode o filtro se for de papel), folhas, terra.
Não pode: misturar restos de plásticos, filme plástico, papel alumínio, esponjas de aço.

B) MATERIAL SINTÉTICO (aquele que não é natural, material fabricado pelo Homem): plástico/vidro/metal/papel.

OBS.: ESTE MATERIAL PODE SER SEPARADO E VENDIDO ONDE SE COMPRAM SUCATAS OU DOADO PARA OS CATADORES.



“Vamos todos cuidar de nosso lar – a Terra”. Separando o lixo por material:


PLÁSTICO:

Pode: Garrafas de refrigerante, frascos de shampoo e detergente, material de limpeza, embalagens de margarina, copinhos e saquinhos plásticos (de arroz,feijão,biscoitos,etc), canos e tubos.

Dicas:
Lave ou limpe as embalagens e deixe secar para reciclar.
Não pode: Cabo de panela, tomada, filme plástico.





VIDRO:

Pode: Garrafas de tudo quanto é tipo, copos, potes, frascos e cacos de vidro (vidros, copos quebrados)
Não pode: espelhos, lâminas, porcelana, cerâmica, lâmpadas.



METAL:

Pode: latinhas de aço (de óleo, leite em pó, achocolatados, salsicha, sardinha, milho, molho de tomate, leite condensado, creme de leite, etc.), latinhas de alumínio (de refrigerante, cerveja), panelas, pregos, fios e arames.
Dica: lave ou limpe as latas antes de reciclar.
Não pode: pilhas, baterias, clips, grampos, esponjas de aço (de lavar louça), latas de spray (inseticida), papel alumínio.



PAPEL E PAPELÃO:

Pode: Papelão, impressos em geral, cartões, envelopes, jornais e revistas, embalagem de ovo, caixa de sabão em pó, maisena, cereal, remédios, caixinhas longa vida.
Não pode: papel sujo, guardanapo e papel higiênico, fralda descartável, fotografias, etiqueta adesiva, papel carbono, metalizado, fita crepe, tocos de cigarro.



topo